Assistir TV e Filmes na Internet: A programação ao Vivo do Live Streaming

Assistir TV e Filmes na Internet: A programação ao Vivo do Live Streaming

Seja no final de semana, antes de dormir ou até mesmo para relaxar no horário de almoço do trabalho, os filmes e séries são passatempo e diversão garantida para todos aqueles que almejam se desconectar um pouco da correria do dia-a-dia e adentrar nos mais diversificados universos. Hoje em dia a principal forma de consumo de conteúdos em vídeo através da internet é o Streaming e o Live Streaming.

Vídeos em Streaming

O Streaming é uma transmissão contínua, em que o arquivo de vídeo é carregado constantemente. Em vez de precisar fazer download de um filme completo, armazenando o arquivo na íntegra em seu HD, você o assiste diretamente em um player na internet e o arquivo é armazenado de forma temporária, à medida que a mídia vai sendo assistida.

O sistema ficou especialmente popular com o sucesso do Youtube, que veio a se tornar a mais conhecida plataforma de vídeo da internet.

Essa popularidade surgiu em conjunto com a evolução das conexões de internet, que passavam a oferecer velocidades cada vez maiores, com serviços como a internet via fibra óptica. Essa combinação de velocidade + conteúdo instantâneo, contribuiu para os usuários da internet adquirirem uma mentalidade de instantaneidade no que diz respeito ao consumo de mídia, o que é salientado também pelo surgimento do streaming de música por volta da mesma era.

Uma pesquisa realizada pela Comunidade Online Toluna, com 826 pessoas, mostrou que 93% dos entrevistados acessam, ou já acessaram, alguma plataforma de streaming e serviços de conteúdo em vídeo pela internet. Sabemos que atualmente a plataforma líder em serviços desse estilo é tão a famosa Netflix, alcançando cerca de 139 milhões de assinantes em 190 países. Dados que comprovam como essa tecnologia veio pra ficar. Em entrevista da Revista Exame com o fundador e presidente da Netflix, Reed Hastings, vemos a revolução do Streaming e o crescente avanço desse mercado a partir da análise do sucesso da empresa.

Live Streaming: TV pela Internet

Essa evolução das conexões segue acontecendo e hoje temos conexões rápidas o suficiente para que tanto o download quanto o upload sejam feitos em alta velocidade. Essa comunicação em tempo real gerou a possibilidade de que a programação ao vivo, expoente do potencial que a televisão tradicional carregava, se tornasse também possível pela internet. Isso significa que, atualmente a internet  é um canal de transmissão que carrega toda a relevância da televisão tradicional com as conveniências da internet. Como é o caso da IPTV, que transmite a programação da televisão através de um servidor dedicado, o que garante velocidade e qualidade consistentes no streaming.

A programação ao vivo via internet chama-se Live Streaming e um exemplo prático e, diga-se de passagem, incrível, de como funciona essa tecnologia é a live da NASA em tempo real da Terra vista pelo espaço. E há ainda plataformas dedicadas ao formato, como o Twitch, uma das mais populares de Live Streaming no segmento gamer.

Sempre alinhada às tendências da tecnologia, a OléTV oferece em seu serviço de IPTV oferece, além da grade tradicional via streaming, programação ao vivo. Com o diferencial de disponibilizar um espaço exclusivo para os produtores de conteúdo locais e regionais na grade de programação via Live Streaming. Além de incentivar a cultura e promoção de conteúdo local, isso possibilita que espectadores tenham uma programação que represente mais seu universo e esteja mais próxima de seu cotidiano.

É um serviço cheio de vantagens e com uma ativação muito simples que dispensa burocracias de instalação da TV por assinatura convencional, uma vez que os conteúdos são fornecidos através de uma rede de internet dedicada, com ótima qualidade de entrega. O Player OléTV roda os vídeos com múltiplas opção de áudio e legenda e conta com o Sistema de Proxy, uma tecnologia de encodamento dos canais com adaptive bit rate, para que caso ocorra oscilação na conexão com a internet, o sistema possa atuar como amenizador para que o vídeo se adapte à velocidade do usuário; tanto no Streaming como no Live Streaming.

A OléTV está dando um dos primeiros passos no que será o futuro das TV’s a cabo, já que estamos cada vez mais acostumados e envolvidos com o serviço de Streaming e internet.  Então me diz, por que não apostar em todas essas vantagens numa só assinatura? 

 

No Comments

Post A Comment